top of page
Design sem nome (3).png
  • Foto do escritorSimony Ramos Oliveira

Meditação e relaxamento não eliminam as reais causas da ansiedade e do medo!










É muito comum ver em podcasts, vídeos e posts nas medias sociais, onde se propagam o uso de meditação e relaxamento para a cura de ansiedade e medo extremos.

Não se engane, estas duas ferramentas não vão eliminar as causas que te fazem se sentir ansiosa ou com medo.

Realizar meditação diária, sessões de relaxamento a cada vez que tem esses sintomas aparecem, apenas te fará controlá-los por um período, mas após algum tempo quando novamente tiver um problema para resolver ou o que já te atormenta voltar a te "atacar ", você sentirá mais uma vez ansiosa e fóbica.

E sabemos que apenas se dedicar a meditar/relaxar por algum tempo causa um alívio, mas a longo prazo traz frustração, visto que não elimina o seu sofrimento.

Um exemplo que demonstra os prejuízos que a ansiedade e o medo podem produzir, é o caso de uma entrevista de emprego no país em que vive, onde ao sentir-se extremamente ansiosa ou com medo, a candidata perde a oportunidade de se apresentar bem, visto que estava sendo atormentada com os sintomas da ansiedade e medo (taquicardia, respiração ofegante, suor, paralisia) durante a entrevista. A probalidade de não ser aprovada nesta seleção, é muito grande e a ansiedade e o medo possuem uma grande parcela de responsabilidade neste resultado.

Não posso negar que a realização da meditação silenciosa e técnicas de relaxamento poderiam ajudar de alguma maneira na entrevista, mas não completamente, e dependeria muito do grau de ansiedade e medo e também do domínio que a entrevistada teria em usar estas ferramentas. E não podemos esquecer que novas entrevistas acontecerão até encontrar um emprego, com a ansiedade e o medo vindo junto novamente.

Não escrevo toda esta explicação para que você pare de usar estas ferramentas, mas que se conscientize que enquanto não enfrentar os reais problemas que te fazem sentir assim, você não mudará, ou seja, continuará convivendo com estes sintomas.

Pode parecer contraditório o que vou escrever, mas a meditação e sessões de relaxamento podem de uma outra maneira te ajudar na eliminação da ansiedade e medo extremos. Mas como? Você pode perguntar:

Quando combinados com terapia e acompanhamento. Aliando meditação e relaxamento com atendimento psicológico, você entrará em contato com o que está realmente ativando estes sintomas, e poderá juntamente com ferramentas auxiliares, no caso meditação e relaxamento, e outras que indico, minimizar os impactos destes sintomas enquanto trabalhamos suas questões cruciais no atendimento.

No acompanhamento que realizo a intenção não é focar nas causas e sim compreender como elas te fazem ser ansiosa ou fóbica e a partir disso eliminar as relações criadas entre o que te acontece no presente, na sua vida atual e o que desencandeou no passado estes sintomas.

Assim que isso se torna claro, a cada sessão trabalhamos as situações, percepções e sentimentos que estão envolvidos na produção de sua ansiedade e medo. A meditação e o relaxamento serão aliados na construção de uma nova maneira de lidar com o que te atormenta até que se acabe.

Somente desta forma você poderá deixar de ser ansiosa e medrosa ao extremo e saberá como lidar com os desafios da vida no exterior com mais leveza e efetividade.


Commenti


bottom of page