top of page
Design sem nome (3).png
  • Foto do escritorSimony Ramos Oliveira

Uma vida normal no exterior!!


Olá meu nome é Simony, psicóloga e tenho mais de 8 anos de vivência internacional. Trabalhando com imigrantes e expatriados, de diferentes partes do mundo, algo que percebi é que muitos querem muito ter uma vida "normal" no exterior. Ou seja, uma vida sem ansiedade, medo, conflitos ou saudade do país de origem.

A partir da minha experiência como também uma imigrante, entendo bem a vontade que a maioria de nós tem de se adaptar ao novo lugar sem grande interferências em nossa vida cotidiana. No meu caso, quando morei por 5 anos na Inglaterra, era constante a saudade do país de origem, no meu caso o Brasil, um medo de falar a língua estrangeira e uma ansiedade de sentir integrada a qualquer custo. Através da consciência do que estava acontecendo comigo, pude trabalhá-los e hoje morando na Holanda, sinto capaz de manejá-los e de ajudar outros que passam pela mesma situação.

Desta forma, o que pude aprender com o tempo e que hoje utilizo no meu trabalho com meus clientes, é encarar a nova vida no exterior como uma vivência que envolverá ansiedade, medo, insegurança, saudade independente do tempo que viva fora do seu país de origem.

Talvez você não goste do que estou te dizendo, mas espere um pouco, vou te explicar:

Quando escrevo que você conviverá sempre com todos estes sentimentos não é para você desanimar e, sim compreender que estes mesmos sentimentos fazem parte da vida e que, mesmo no seu país de origem, você os vivencia. A diferença agora é que eles podem estar muito mais intensos ou saíram do controle.

Aqui que entra o que quero enfatizar neste texto: a vida é feita de desafios, e no exterior, eles se tornam maiores, e ter sentimentos de ansiedade, medo, saudades, ter conflitos são normais nestas circunstâncias.

Agora o que não pode acontecer, é viver à mercêr dos mesmos e não trabalhar para reduzí-los.

Numa sociedade que prega uma vida instragramável, onde todo mundo precisa se mostrar feliz, vivendo no exterior, você sente que necessita parecer que está feliz o tempo todo, o que não é uma verdade!

Por isso, o que quero deixar de .mensagem para você é: ansiedade, medo, saudades, conflitos, farão parte da sua vida aqui no exterior ou em qualquer ludar no mundo.

O que você precisa fazer é encará-los como naturais e não deixá-los tomar conta da sua vida, te impedindo de conquistar seus objetivos.

Caso esteja passando por alguma dificuldade em lidar com estes sentimentos, marque uma sessão online!

Eu posso te ajudar!!

Comments


bottom of page