Vida de empreendedora no exterior: diversos desafios
- Simony Ramos Oliveira
- 16 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.

Como psicóloga de imigrantes e expatriados, um outro público que atendo frequentemente são empreendedoras ou mulheres que querem empreender. As queixas mais comuns que estas clientes trazem para as sessões são:
A dificuldade de precificar seus produtos/serviços apesar de dominar as técnicas para este intento.
Medo ou vergonha de vender seus produtos/serviços, mesmo após adquirir conhecimento técnico.
Dificuldade de lidar com respostas negativas de potenciais clientes em uma possibilidade de venda.
A vergonha em se expor nas redes sociais;
O medo extremo do fracasso no negócio;
De não "dar conta" do negócio e da vida privada ( no caso das mulheres que envolvem muitas vezes, filhos, afazeres domésticos, parceiro amoroso, autocuidado);
A ansiedade em lidar com a burocracia no país em que vive;
As dificuldades em se comunicar em uma língua estrangeira durante todas atividades que envolvem o empreender(vender, comunicar com fornecedores, governo, instituições, parceiros de negócios, fazer uma apresentação em eventos, etc;
A sensação de estar fazendo algo errado em razão de ter se tornado ou querer ser uma empreendedora, visto que na família de origem, ninguém nunca empreendeu, e quem tentou fracassou.
Estes receios ou dificuldades as paralisam ou as fazem procrastinar, prejudicando o desenvolvimento de seu já existente negócio ou a sua abertura.
Como trabalho estas questões com as minhas clientes com talento para o empreendedorismo ou que já é uma empreendedora, mas enfrenta diariamente esses desafios citados acima?
Através do acesso a sua criança interior ferida, buscamos juntas descobrir quais memórias negativas ou traumas infantis estão as travando e, ao mesmo tempo, verificamos o que realmente são os riscos de um novo negócio e o que é fantasia da sua criança ferida. Simultaneamente também, fortalecemos o seu adulto interno para que lide com as dificuldades e riscos que são inerentes ao empreendedorismo, ou seja, saber encara a realidade e agir sobre ela.
Os problemas não deixarão de existir como mágica, visto que lidar com o mundo do negócio é lidar com diferentes tipos de situações, pessoas e instituições: os clientes, fornecedores, o governo, as redes sociais, etc, mas através da minha ajuda como sua psicóloga, você saberá, enquanto uma empreendedora, em como solucionar e sofrerá menos com os impactos negativos que eventualmente apareçam. Além disso, saberá ponderar as situações, avaliando de forma racional o que é real e possível de resolver. Enfim, você terá mais paz e leveza como empreendedora.
Desta forma, durante nossas sessões, de acordo com a sua realidade, você aprenderá:
A primeiramente manejar o sentimento de não merecimento que envolve a precificação e o oferecimento de seus produtos/serviços, ou seja, a venda de seus produtos/serviços e, no avançar das sessões a diminuir drasticamente os seus temores neste quesito.
A ter mais confiança em prosperar;
A manejar melhor o seu tempo entre a sua vida privada e profissional;
A manejar e controlar a sua ansiedade em relação aos desafios de empreender;
A reconhecer o que é fantasia e o que é realidade na vida de empreendedor.
A eliminar pensamentos negativos e a se posicionar.
A controlar a vergonha nas redes sociais e com o tempo reduzir drasticamente.
Através de um número definido de sessões, que serão determinadas a partir de um intake com você, trabalharemos em conjunto através de exercícios práticos vivenciais, em que você usará durante seu dia a dia como empreendedor. Desta forma, você conseguirá estar mais leve, feliz e auto consciente de suas atitudes e saberá como lidar com os desafios emocionais enquanto empreendedora.
Se você que está lendo este posto, está passando por algum dos desafios do empreendedorismo que mencionei aqui, envie uma mensagem e marque um intake.
Vamos juntos florescer seu negócio através de uma vida mais saudável, eficiente e leve como empreendedor!!



