top of page
Design sem nome (3).png
  • Foto do escritorSimony Ramos Oliveira

Os sofrimentos que as festividades de final de ano podem nos provocar!!



As festividades de final de ano é um período que traz muito sofrimento para muitas pessoas, independente do país que more, da sua classe social, gênero e idade. E para quem mora no exterior, este período se torna muito mais avassalador. Para alguns, com o tempo, este momento festivo se torna mais confortável em razão de maior integração à nova sociedade no país que escolheu morar. Mas mesmo asssim, para alguns a saudade da família que está no seu país de origem, no nosso caso, Brasil, ainda causa um desconforto emocional.

Eu mesma passei por isto quando morei na Inglaterra por 5 anos e durante este tempo não visitei minha família. Solidão, incômodo em não encontrar as comidas que estava acostumada durante o Natal e Ano Novo, convívio com pessoas de outras nacionalidades que não compartilhavam do mesmo sentimento em relação a estas festividades, ou então com compatriotas que ainda não tinha uma relação de amizade ou intimidade. Em mim, esse quadro acabou se tornando um gatilho para o aparecimento de sentimentos desagradáveis como um tristeza intensa, angústia e em muitas vezes, uma vontade exacerbada de retornar para o Brasil.

O importante que quero destacar aqui é que você não está sozinha nestes sentimentos, é muito comum se sentir assim: você está morando em outro país com cultura e língua diferentes, e com pessoas que você ainda não possui um vínculo forte.

Para lidar com estes momentos, busque fazer videoconferências com seus familiares e amigos, encontrar com pessoas no novo país que te traz bem-estar e sente alegria de estar perto. Também cuide de você mesma, cozinhando comidas que goste, ouvindo músicas agradáveis e enfeitando a sua casa para alegrar o seu ambiente.

Sei que são dicas simples e que não vão resolver em definitivo estes seus sentimentos de agonia e solidão. Mas por agir em busca de formas de reduzir este estado de incômodo, acredito que valha a pena.

Estas são dicas para lidar momentaneamente com o Natal e Ano Novo.

Para realmente saber como lidar com sentimentos que vem e vão de acordo com os acontecimentos na sua nova vida, é importante que possa dedicar um tempo para se conhecer melhor, compreender o porquê dos gatilhos que te atormentam e partir disso mudar seu comportamento, eliminando estes sentimentos de sofrimento.


Caso esteja passando por sentimentos e situações que foram descritas aqui, não hesite em me procurar. Sei o quanto é difícil, mas que também é possível eliminá-los!




Aproveito também para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a você que está lendo este artigo. Espero que você seja ainda mais feliz no ano que se inicia!









Comments


bottom of page